segunda-feira, 31 de maio de 2010

Empresas com equipes campeãs


Com ou sem crise, um negócio é sinônimo de sucesso se tem uma equipe de sucesso. Os colaboradores de uma empresa, independentemente de seu porte - micro, pequena, média ou grande - precisa ter em seu quadro funcionários, líderes, gestores, diretores totalmente integrados, que falam a mesma língua, que gostam do que fazem, que acreditam no produto ou serviço que oferecem no mercado, que tem orgulho de onde trabalham.

Afinal, como vender algo se você não compraria o que está vendendo? Impossível! Como fidelizar um cliente se você não se sente cliente de onde vive e sobrevive de oito a doze horas do seu dia - quando não mais?!

Por isso é fundamental conhecer o que se está vendendo, suas características, seu custo x benefício, as regras, normas e procedimentos da empresa, para viabilizar tanto o que se tem a oferecer, como o que o cliente deseja. Sim, é isso mesmo! O que o cliente deseja, pois se não for para atendê-lo, estaremos atendendo a quem?

O processo de vendas deve ser simples, entretanto muito bem feito. Deve ser claro, objetivo, focado no cliente. No momento em que é atendido, o cliente tem que se sentir a pessoa mais importante do mundo. Nada de começar atendê-lo, parar, atender outro, para voltar ao primeiro. Esse tipo de procedimento não ajuda em nada com que ele volte a comprar na mesma empresa com a mesma intenção com que ali chegou.

Quando um cliente entra num estabelecimento para o ato da compra, principalmente nos dias atuais, geralmente já fez um levantamento de qualidade, preço, atendimento, etc. Se suas expectativas não são correspondidas, a fidelização fica extremamente comprometida.

Como é desagradável você chegar a um determinado local e, ao se deparar com um balcão, ter que quase implorar para ser atendido. Como é irritante entrar num estabelecimento comercial e os vendedores lhe abordarem como se estivesse num "abate". Se a maioria já sabe que essas situações não são promissoras, então porque insistem em cometer tais falhas? Por falta de conhecimento ou por não se identificar com a função que está desempenhando.

Equipes campeãs trabalham com entusiasmo, com energia positiva, transparecem que ali estão porque querem, porque gostam, porque precisam e porque a empresa necessita desses profissionais integrados.

Equipes campeãs se sustentam com sinergia que, segundo Stephen R. Covey, em Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, "significa que o todo é maior do que soma das partes. (...) A essência da sinergia é valorizar as diferenças - respeitá-las, investir nos pontos fortes, compensar as fraquezas."

Pessoas se reinventam todos os dias. Antigamente, tínhamos que ser especialistas. Hoje, passamos a ser generalistas, onde todos devem saber de tudo um pouco - e erram um pouco em tudo - buscando o melhor para si e para a empresa.

Equipes campeãs agem com conhecimento, habilidade e atitude - o "CHA". E, para agir assim, além de ser qualificados, dinâmicos e ousados, os profissionais têm que ter a capacidade de convencimento - e isso já se traduz pela voz, pela forma que fala e o que fala. Pelo que se transmite ao cliente, a mensagem pode ser negativa e até traumática, ou positiva, sendo motivacional, incentivadora.

Bernardinho, Técnico da Seleção Masculina Brasileira de Vôlei, afirma: "mais importante do que a vontade de vencer, é a vontade de se preparar para a vitória". Quer melhor exemplo que esse de equipes campeãs?

E, ainda, cito Aristóteles: "Somos o que repetidamente fazemos. A excelência, portanto, não é um feito, mas um hábito."

Este artigo, de autoria de Adria Norma Riedo, é da série elaborada para a coluna "Geração Empresa" do Jornal Tribuna Liberal, de Sumaré - SP, publicado em 07/12/2008.

2 comentários:

  1. Muito bom!
    Parabéns pelo artigo!
    Boa equipe + falar a "mesma língua" + defesa dos mesmos propósitos = empresa de sucesso!

    Para complementar, o livro "Paixão por Marketing", indica a inclusão de mais um "P" nos "mandamentos" do marketing.

    Segundo Ômar Souki, autor do livro citado, os tão famosos 4P's (Produto, Preço, Praça e Promoção), na verdade devem ser 5 (Produto, Preço, Praça, Promoção e PAIXÃO).

    Concordo com ele!

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  2. Linda e intelinte

    Estou amando o seu espaço, suas idéias, sem dizer que o visual de seu blog está otimo.

    Como disse Bernadinho, "mais importante do que a vontade de vencer, é a vontade de se preparar para a vitória"

    Isso tudo verdade, pq quando vc tem espirito para se preparar para a vitória, é porque está confiante em si mesmo...

    mil beijos de quem te ama de montãooooooo.(sua mãe adotiva)

    Teresa

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