sexta-feira, 21 de maio de 2010

Ideia x Oportunidade


São muitas as pessoas que sonham em abrir o próprio negócio. Também são inúmeras as ideias que essas mesmas pessoas têm em seus preciosos cérebros para, quem sabe, fazer a diferença no mercado e a empresa sobreviver e prosperar. Entretanto, é primordial saber distinguir ideia e oportunidade.

Todos nós, “seres pensantes”, temos milhares de ideias no decorrer de nossas vidas. Algumas excelentes, outras nem tanto. Já, a oportunidade, como alguns dizem, não aparece para todos.

Explicando: a oportunidade é a ideia que o mercado aceita. Posso ter uma ótima ideia, mas se quando materializada, seja através do comércio, da prestação de serviços ou da indústria, ela não for comprada, fica apenas no “campo da ideia”.

A oportunidade é a ideia que o mercado consumidor acredita: é a boa ideia, é a ideia útil para aquela época. Nas palestras que ministro, sempre cito alguns exemplos de oportunidades, de ideias que deram certo, que o mercado comprou, que facilitou a vida de muita gente. São eles: o apontador com depósito, o velcro, os Post-it’s®, a mini van, a internet, dentre outros – todos são produtos inovadores.

E como saber se sua ideia é uma oportunidade? Através de muita pesquisa e planejamento. É fundamental avaliar se o que você pretende lançar no mercado será comprado, se as pessoas estão realmente precisando daquele produto ou serviço, se é uma inovação ou apenas “mais um”, que resultados trarão para você como empreendedor (enfatizando aqui o lucro, principal objetivo de uma empresa), a relação custo-benefício. Quanto maior o número de informações relevantes, maior será sua criatividade e menores serão os riscos.

O conhecimento é a matéria-prima das novas ideias. E, como citei no artigo anterior – O Empreendedorismo e a Geração Empresa – vivemos a “era do conhecimento”. Portanto, diariamente surgem oportunidades para as pessoas e, diante disso, muitos novos negócios são criados: são oportunidades aproveitadas. Para isso, o empreendedor precisa ser pró-ativo, identificar e ir à busca dessas oportunidades. Essa atitude é o contrário de esperar que alguém apareça com “dicas” ou o “milagre” para se saber qual é o “negócio do momento”.

Temos que lembrar que o que parece útil para nós pode não ter a mesma importância para o outro. Para identificar uma oportunidade precisamos ter consciência de que o que estamos dispondo no mercado se trata de soluções e não de problemas aos nossos clientes, que procuram incessantemente formas para suprir suas necessidades.

Concluindo, o empreendedor de sucesso é um “criador de soluções” que, consequentemente, se tornam oportunidades. A empresa precisa ter como foco o cliente, agregado aos seus problemas e necessidades. E o empresário apresenta ao mercado as soluções, inovando sempre, oferecendo alternativas para fidelizar esse cliente. É uma via de duas mãos. Um precisa do outro.

Este artigo, de autoria de Adria Norma Riedo, é da série elaborada para a coluna semanal "Geração Empresa" do Jornal Tribuna Liberal, de Sumaré – SP, publicado em 31/08/2008.

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