quinta-feira, 20 de maio de 2010

O Empreendedorismo e a Geração Empresa


Atualmente, muito se ouve, se vê, se assiste, se encontra em diversos meios de comunicação e livros o termo “empreendedorismo”. Mas, o que realmente significa esta palavra dos tempos modernos, da era do conhecimento, da informação, da tecnologia, que ora vivemos?

O empreendedorismo é o ato de criar e gerenciar um negócio, assumindo riscos em busca do lucro. Sim, é isso mesmo: assumir riscos em busca do lucro porque, a partir do momento em que você decide abrir um empreendimento – seja um bar, uma mercearia, uma loja de cosméticos, uma lan house, uma loja de roupas, uma oficina mecânica, um açougue – está assumindo inúmeras circunstâncias arriscadas para obter lucro: o risco de não planejar devidamente a abertura desse negócio e perder economias de toda uma vida, o risco da inadimplência, o risco em relação à segurança, o risco de fidelizar seus clientes diante de um atendimento impecável (primordial para o comércio manter suas portas abertas nos dias de hoje), o risco de estar mais “com sua empresa” do que “com sua família”, enfim, a lista não pára por aqui.

O empreendedor de sucesso reúne algumas características fundamentais: está sempre buscando oportunidades, tem iniciativa, é persistente (não teimoso), tem comprometimento, é exigente em relação à qualidade e a eficiência, corre riscos calculados, estabelece metas, busca informações, planeja e monitora sistematicamente, tem capacidade de persuasão e de formar rede de contatos, é independente e autoconfiante.

Então, o empreendedor, para se tornar um empresário de sucesso, tem que ser perfeito? Sem sombra de dúvidas, é claro que não! É praticamente impossível um ser humano reunir todas essas características, algumas até natas, outras desenvolvidas no decorrer de sua história profissional. Entretanto, é fundamental ter claro para si mesmo quais são suas qualidades e quais suas deficiências, buscando a melhoria constante.

Costumo afirmar que se foi o tempo em que somente o médico tinha que estudar a vida toda para exercer sua profissão. Hoje em dia, todos precisam estar buscando informações, conhecimento, se atualizando, para se manter no mercado, seja como empresário ou como funcionário.

Também é sabido que não se encontra mais empregos para todos. O ideal, quando se formam novos negócios, se abrem novas empresas, é que essas surjam por oportunidade. O Brasil é um país que se destaca, de uma forma peculiar, na questão do empreendedorismo, onde a abertura de negócios, formais ou informais, acontece mais por necessidade, ou seja, pela falta de oportunidades no mercado de trabalho, e esse é um item a ser considerado de risco.

Vivemos a “era do empreendedorismo”. Vivemos a “Geração Empresa”. Então continuemos a sonhar e vamos pegar, literalmente, papel e caneta nas mãos e planejar a abertura de novas empresas, a fim de que evitemos que nossos sonhos não se tornem pesadelos, e sim, empreendimentos prósperos para nós mesmos, nossas famílias, aos colaboradores que delas dependem e, ainda, empresas que cresçam junto com nossa cidade, nosso estado, nosso Brasil.

Este artigo, de autoria de Adria Norma Riedo, foi o 1° de uma série, elaborado para a coluna semanal "Geração Empresa" do Jornal Tribuna Liberal, de Sumaré – SP, publicado em 24/08/2008.

Um comentário:

  1. Parabéns Adria. Excelente artigo!
    Como bem disse, o importante é o empreendedor desenvolver a habilidade de buscar oportunidades de negócios. Depois planejar como explorar a oportunidade encontrada.
    Abraços,
    Egnaldo

    ResponderExcluir