segunda-feira, 24 de maio de 2010

O chefe é líder?


As empresas inseridas no mundo competitivo sofrem um processo extremamente dinâmico e contínuo de mudanças que, para manutenção da qualidade de seus produtos ou serviços, exigem a interferência de um agente motivador indispensável: o líder.

São inúmeros os artigos, referências bibliográficas, cursos e palestras sobre liderança que são ofertados ao público em geral, principalmente, aos profissionais que têm sede de capacitação por conduzir com maestria sua equipe e obter melhores resultados para a empresa. A teorização do que é um líder é até fácil de ser entendida, mas, na prática, nem sempre é tão simples assim de ser interpretado seu contexto, seu papel, suas responsabilidades.

O líder não nasce pronto. Suas habilidades e competências são amadurecidas durante o desenvolvimento de sua personalidade. E, quem pré-julgar que o líder muda as pessoas, engana-se totalmente. A liderança atua de forma a conduzir, a influenciar, a motivar pessoas, extraindo-se o que têm de melhor delas em relação às suas potencialidades.

A criatividade é uma das características fundamentais do líder. Entretanto, o mercado exige muito mais: que ele seja pró-ativo, que se comunique bem, que trabalhe em equipe e desenvolva pessoas, que supere paradigmas e saiba como proceder diante de novas situações, que tenha equilíbrio mediante pressões ou dificuldades, que se desenvolva sempre e contagie a equipe, motivando-a também em busca da melhoria do ambiente, que saiba administrar conflitos, negociar, tomar decisões, gerar resultados.

A boa liderança é desempenhada através do comunicar claramente, do determinar, do persuadir, do compartilhar, do delegar. Distingui-se um bom líder por meio de uma particularidade especial: ele assume a responsabilidade quando há algum fracasso, quando não obtém resultados almejados. E, mediante o sucesso, divide os louros com a equipe.

Geralmente, o chefe é resultado de uma imposição, de uma determinação empresarial, independentemente de ele ter competência ou não para o cargo que se destina. Neste caso, o que se impõe é que a equipe funcione. Um chefe sem liderança apenas manda, domina, exige, sem absoluta preocupação com o todo, apenas com o individual. O chefe que não é líder não tem resultados efetivos, não tem objetivos comuns.

Já, o líder envolve, cativa, atrai, reconhece, ouve, aceita, estimula. A liderança bem desempenhada envolve a organização num clima de confiança, incentivando o desempenho da equipe e, com determinação e persistência, todos buscam resultados positivos para a empresa.

O líder não é um cargo realizado à força. Ao contrário, é escolhido pela equipe através de um processo natural e diário.

Este artigo, de autoria de Adria Norma Riedo, é da série elaborada para a coluna semanal “Geração Empresa” do Jornal Tribuna Liberal, de Sumaré – SP, publicado em 28/09/2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário